Publicado em 09 de setembro de 2024
Órgãos públicos, na esfera federal, estadual e municipal, abrem licitação para compra de produtos ou serviços e isso pode ser uma oportunidade para pequenas empresas fazerem negócios e diversificarem os clientes.
De acordo com o CEO do Portal de Contas Públicas, Leonardo Ladeira, o principal ponto que deve ser observado ao contratar uma licitação são as regras.
Assim, a empresa precisa ter certeza de que a empresa possui capacidade de entregar o que foi pedido no prazo estipulado, sem comprometer o caixa.
Segundo Ladeira, trata-se de um processo burocrático, mas é possível, antes de vender para o governo, saber se a empresa consegue cumprir com todos os requisitos.
Diante desse cenário, o prazo com fornecedores, fluxo de entrega e precificação devem ser bem analisados antes de ir atrás de um edital.
Mesmo assim, se a empresa está decidida em fazer negócio com o setor público, deve haver um acompanhamento dos processos de licitação e identificar oportunidades, se certificando que são factíveis para a companhia.
Para esses casos, a atenção deve ser ainda maior, já que, a partir do momento que os contratos são firmados, o seu rompimento pode levar ao pagamento de multa, girando em torno de 20% do valor da compra.
Os editais de licitação podem ser encontrados em diferentes ambientes e sites públicos. O Compras.gov.br reúne esses editais, por exemplo.
Para acessar esse site, basta fazer um cadastro na plataforma. Além disso, ele também disponibiliza treinamentos e guias para sua utilização.
Um ponto importante que Ladeira destaca é que “vender para o setor público é muito diferente de vender para o setor privado”.
“Não é só entregar, todos os detalhes estão estipulados no edital, com as regras do jogo daquela compra”.
Fonte: Contábeis
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